TÉCNICO EM TOPOGRAFIA
A CONSTRUÇÃO CIVIL é uma área profissional em que, de forma mais concreta e visível para a sociedade, percebe-se
os reflexos do maior ou menor ritmo de desenvolvimento em qualquer país ou região e das políticas governamentais.
Necessário se faz, portanto, incentivar a qualidade e a produtividade na construção civil. Representar a superfície terrestre é um desafio para o ser humano desde as épocas mais remotas. A necessidade do ser humano em conhecer,
ocupar e explorar o território é parte de sua evolução ao longo do tempo. No mundo moderno os levantamentos topográficos são elementos fundamentais para o conhecimento, ocupação e exploração organizada, justa e sustentável da superfície física da Terra.
OBJETIVOS DO CURSO
Usar técnicas de levantamentos topográficos altimétricos e plani-altimétricos.
Representar, interpretar e utilizar plantas topográficas planialtimétricas em obras de construção civil.
PÚBLICO ALVO
Jovens a procura do primeiro emprego e ativos não qualificados, empregados ou desempregados.
PERFIL DE ENTRADA
Escolaridade mínima: 9ª classe.
PERFIL DE SAÍDA
Participação destacada nos segmentos de projeto e execução de obras viárias (ferrovias, aerovias, vias urbanas, dentre outras) e edificações, com atuação junto às empresas projetistas, construtoras e supervisoras de obras viárias e de grande porte, órgãos de pesquisa, órgãos públicos, e de forma empreendedora, buscar alternativas que possibilitem sua inserção no mundo do trabalho.
MATRIZ CURRICULAR
A organização curricular apresenta-se dimensionada em quatro eixos de formação, a saber: geral, específica, técnica
e sócio-cultural.
Formação Geral constitui-se o primeiro eixo da organização curricular e se estrutura de componentes curriculares que explicitam as bases promotoras do pensamento tecnológico e das operações cognitivas.
Formação Específica constitui-se de componentes
que traduzem a especificidade e particularidade do CURSO TÉCNICO EM TOPOGRAFIA, na perspectiva de garantir a formação teórica do profissionalcidadão.
Formação Técnica configura-se no momento em que a práxis profissional se instala, otimizando a capacidade de compreender a relação intrínseca entre educação e trabalho. Isto posto, o contexto de trabalho visa à integração do formando no ambiente laboral.
Formação Sócio-cultural perpassa toda a organização curricular, com o propósito de humanizar as relações que se estabelecem e que são construídas pela necessidade de dar sentido a observações empíricas.
Clique aqui para baixar o arquivo de Autocad aplicada a topografia