TÉCNICO EMINSTALAÇÕES PREDIAIS
Na área de INSTALAÇÕES PREDIAIS se percebe de modo concreto os reflexos do maior ou menor ritmo de desenvolvimento de um país. O CURSO TÉCNICO EM INSTALAÇÕES PREDIAIS visa oferecer aos formandos o conhecimento necessário para o desenvolvimento e atendimento das necessidades e requisitos técnicos mínimos, em termos de projeto, instalações e manutenção — elétrica e hidrosanitária— em harmonia com o edifício arquitetônico, visando a otimização dos elementos envolvidos, para que as construções ofereçam as melhores condições de segurança, bem-estar e higiene aos seus usuários.
OBJETIVOS DO CURSO
Interpretar e executar projetos, atuando também em reparos, quando necessários, além do desenvolvimento de condições para relacionar materiais para compra e de noções sobre a condução desses serviços.
Interpretar e executar projetos elétricos de baixa tensão, fazendo medições e reparos eléctricos, quando necessários, além do desenvolvimento de condições para relacionar materiais para compra e de noções sobre a condução desses serviços.
PÚBLICO ALVO
Jovens a procura do primeiro emprego e ativos não qualificados, empregados ou desempregados.
PERFIL DE ENTRADA
Escolaridade mínima: 6ª classe.
PERFIL DE SAÍDA
Os alunos egressos serão preparados para auxiliar nas áreas de projecto, execução, administração e controle de instalações prediais (elétricas e canalizações). Poderão actuar em construtoras, escritórios de projecto, fiscalização, órgãos de pesquisa, sector de vendas e de forma empreendedora, buscando alternativas que possibilitem sua inserçãono mercado de trabalho.
MATRIZ CURRICULAR
A organização curricular apresenta-se dimensionada em quatro eixos de formação, a saber: geral, específica, técnica e sócio-cultural.
Formação Geral constitui-se o primeiro eixo da organização curricular e se estrutura de componentes curriculares que explicitam as bases promotoras do pensamento tecnológico e das operações cognitivas.
Formação Específica constitui-se de componentes que traduzem a especificidade e particularidade do CURSO TÉCNICO EM INSTALAÇÕES PREDIAIS, na perspectiva de garantir a formação teórica do profissional-cidadão.
Formação Técnica configura-se no momento em que a práxis profissional se instala, otimizando a capacidade de compreender a relação intrínseca entre educação e trabalho. Isto posto, o contexto de trabalho visa à integração do formando no ambiente laboral.
Formação Sócio-cultural perpassa toda a organização curricular, com o propósito de humanizar as relações que se estabelecem e que são construídas pela necessidade de dar sentido a observações empíricas.