A CONSTRUÇÃO CIVIL é uma área profissional em que, de forma mais concreta e visível para a socieade, percebe-se os refexos do maior ou menor ritmo de desenvolvimento em qualquer país ou região e das políticas governamentais.
Necessário se faz, portanto, incentivar a qualidade e a produtividade na construção civil.
A indústria da construção civil reúne um conjunto de profissionais, máquinas, equipamentos e materiais que, associados, produzem a obra desejada. Dentre esses profissionais, o TÉCNICO EM ORÇAMENTO tem participação fundamental na fase de planeamento da obra. Orçar uma obra ou um empreendimento consiste em calcular o seu custo, de forma detalhada, a fim de que o mesmo seja o mais próximo possível do custo real. A elaboração do orçamento dá suporte à criação de um cronograma físico-financeiro para programação de recursos humanos e consequentemente de suprimentos para abastecer a obra, evitando atrasos e desperdícios, além de facilitar o acompanhamento da obra criando directrizes e sistemáticas de trabalho, através do controle de materiais e/ou serviços.
OBJECTIVOS DO CURSO
Conhecer e utilizar os principais conceitos, técnicas e ferramentas disponíveis para a execução de Orçamento de obras de construão civil.
Compreender o processo de planeamento e orçamento, reconhecer a importância dessas fases nos projectos, avaliar a melhor forma de distribuição das informações para compor um correcto plano de gerenciamento financeiro, além de efectivamente auxiliar na coordenação das principais actividades relacionadas com orçamentos em projectos.
PÚBLICO ALVO
Jovens a procura do primeiro emprego e activos não qualificados, empregados ou desempregados.
PERFIL DE ENTRADA
Escolaridade mínima: 9ª Classe.
PERFIL DE SAÍDA
Auxiliar na execução de especificações técnicas e memoriais descritivos de empreendimentos, composições de custo e orçamentos e cronogramas físico-financeiro, em empresas de Construção Civil.
MATRIZ CURRICULAR
Igual dos outros cursos ministrados; vide.